Ministério com Surdos

Diante da dificuldade de inserção do surdo na sociedade, o Ministério com Surdos de Missões Nacionais, coordenado por Marília Moraes Manhães, visa capacitar igrejas para transmitir o amor de Deus aos surdos e despertar vocacionados surdos e ouvintes para esta grande obra missionária, através das clínicas de capacitação líderes para este ministério, Grupo de Estudo e Discipulado, Curso de formação missionária para trabalho com Surdos, e cursos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS.

Promove congressos de capacitação anualmente, projetos evangelístico Alcance Surdos, além de produzir e disponibilizar materiais estratégicos para a evangelização dos surdos no Brasil.

Há mais de 6 milhões de surdos brasileiros que não têm a oportunidade de ouvir a mensagem de salvação. Eles não podem compreender esta mensagem se não for pregada em sua língua, a Língua Brasileira de Sinais.

"É necessário capacitar liderança formadora de discípulos, conforme a ordem deixada por Jesus em Mateus 28.19 e 20, e levar o povo de Deus ao conhecimento dos surdos, de sua língua e cultura", declara Marília.

"Naquele dia, os surdos ouvirão a mensagem que será lida no livro fechado e lacrado..." Isaías 29.18a

Propósito

Ao pensar na evangelização dos surdos do nosso imenso Brasil, despertamos para a urgência desta realidade em nosso tempo.

É difícil imaginar que ainda existem grupos que conseguem viver sufocados numa sociedade majoritária em que sua língua e cultura são desconhecidas, sendo inibidos de se comunicar, participar como cidadãos ativos e, principalmente, de experimentar a alegria de conhecer o seu Criador.

O projeto inicial de Deus para o homem foi fazê-lo conforme sua imagem e semelhança.

Há uma Esperança para os surdos, "...pois o evangelho é o poder de Deus para salvar todos os que crêem..." Romanos 1.16. É seu objetivo que todos cresçam de maneira integral, que sejam conduzidos a um relacionamento com o próprio Deus e com o seu semelhante, inclusive os surdos.

Nossos objetivos
 Alcançar o surdo com Evangelho, capacitando-o para o relacionamento com Cristo, como Salvador e Senhor,
 Capacitar as igrejas para a promoção da inclusão social do surdo na família, na própria igreja e na sociedade.
 Levantar líderes multiplicadores para a expansão deste ministério.
 Capacitar liderança formadora de discípulos, conforme a ordem deixada por Jesus em Mateus 28.19 e 20.
 Levar o povo de Deus no Brasil ao conhecimento dos surdos, de sua língua e cultura e respeitá-los.
 Despertar a igreja, de uma forma geral, para assumir o compromisso de orar e se envolver na evangelização dos surdos e nos ministérios que têm sido desenvolvidos.

Como alcançar os objetivos:
 Prestando atendimento ao público surdo e ouvinte interessado na evangelização, capacitação e discipulado dos surdos.
 Orientando as igrejas que já atuam ou desejam implantar o ministério com surdos.
 Realizando cursos de Língua Brasileira de Sinais, em igrejas e associações de igrejas e instituições ligadas à CBB, favorecendo aprendizado da língua e cultura dos surdos. O curso tem a duração de seis meses e é ministrado por professores surdos nativos na língua.
 Ministrando Clínicas de Capacitação para associações e igrejas. Nestas clínicas trabalhamos em três frentes: na orientação para implantação do ministério com surdos e atualização dos intérpretes de língua de sinais com o Material "O Clamor do Silêncio" (atualizado e revisado); na clínica para surdos, com o objetivo de prepará-los para evangelização e testemunho pessoal, utilizando o material Guia Prático de Evangelização para Surdos; e no discipulado para surdos, com base no livro "Conhecendo Deus e Fazendo a sua Vontade" editado para surdos. As clínicas são realizadas no final de semana, com carga horária de 08 a 12 horas, de acordo com a necessidade do local e com agendamento prévio.
 Oferecendo assessoria  às igrejas na implantação e revitalização do ministério. Essa assessoria é feita através de orientações em visitas à igreja local, por telefone, orientações sobre literaturas e outras...
 Organizando Congressos Regionais e Estaduais de Evangelização e Discipulado. Estes congressos visam capacitar os surdos cristãos para servirem como evangelistas e discipuladores de outros surdos no Brasil, através de ferramentas que os auxiliarão nesta tarefa; e despertar vocações entre congressistas.
 Realizando o projeto Alcance Surdos, que oferece a oportunidade para voluntários, motivados pelo amor de Deus, a alcançar os surdos brasileiros para Jesus, além de atender os campos carentes do trabalho com surdos. A ação evangelística se dá através de recenseamento de casas, realização de estudos bíblicos, cultos nas escolas e praças, atividades para crianças e outras. O trabalho social também é realizado através de palestras, de acordo a necessidade local e disponibilidade dos voluntários. O projeto será realizado anualmente no período de 15 dias mostrando o amor de Deus aos surdos e seus familiares.

Através de seu serviço voluntário, você contribui para a conquista de nossa Pátria para Cristo.
Contatos:
Missionária Marília Moraes Manhães
Pedagoga em Educação Especial de Surdos
Coordenadora  nacional do Ministério com Surdos da JMN
Junta de Missões Nacionais da CBB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...