Tirando dúvidas sobre o Islamismo

Islamismo e Islã são a mesma coisa? Qual o significado do nome Alcorão? A mesquita tem um presidente ou líder? Muçulmanos se casam em seus templos ou isso é proibido? Por que não é possível deixar o islamismo e aceitar outra religião? Estas e outras perguntas sobre a religião islâmica são respondidas a seguir, numa tentativa de tornar um pouco mais conhecido o grupo religioso que mais cresce no mundo.

Existem diferenças entre islamismo, Islã e muçulmano?
 
O islamismo é a religião fundada por Maomé no início do século VII, na Arábia Saudita. Já o termo Islã é atribuído ao conjunto dos povos de civilização islâmica, que professam o islamismo; em resumo, é o mundo dos seguidores dessa religião. E muçulmano é o seguidor da fé islâmica, também chamado por alguns de islamita. Por que os muçulmanos não adoram Maomé?
Muito cuidado ao dizer que o muçulmano é seguidor de seu profeta maior. Durante muito tempo o termo “maometano” foi usado para se referir ao muçulmano, mas isto é considerado por eles como uma blasfêmia. Afinal, a religião é devoção a Deus e não ao profeta Maomé.

O que é a “islamofobia”?
Islamofobia é o sentimento de ódio ou de repúdio em relação aos muçulmanos e ao islamismo, alimentado especialmente após os ataques terroristas ao EUA em 11 de setembro de 2001, atribuídos à rede terrorista Al-Qaeda.

O que significa Alcorão?
Alcorão ou Corão é o livro sagrado do islamismo. Os muçulmanos creem que é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé ao longo de um período de 23 anos. A palavra deriva do verbo árabe que significa “declamar” ou “recitar”. É um dos livros mais lidos e publicados no mundo. Entre os muçulmanos, apregoa-se que o Alcorão não seja vendido, mas dado.

Quais os pilares da fé islâmica?
São cinco:
  • Confissão: “Não há outro Deus senão Alá, e Maomé é seu profeta”;
  • Orar cinco vezes ao dia, voltado com o rosto na direção de Meca;
  • Dar esmolas (Zakat);
  • Jejuar durante o Ramadã, o nono mês do ano lunar, do nascer ao por do sol;
  • Peregrinar a Meca pelo menos uma vez na vida.


Por que os muçulmanos chamam “Alá” e não “Deus”?
Na verdade o termo é o mesmo. Alá (ou Allah) é a expressão árabe para Deus. Embora o termo seja mais conhecido no Ocidente devido ao seu uso pelos muçulmanos, é utilizada pelos falantes do árabe de todas as correntes de fé abraâmicas, incluindo judeus e cristãos, para se referir à mesma divindade monoteística. O termo também era utilizado pelos habitantes pagãos politeístas de Meca antes da unificação em torno do islamismo e servia como referência a um deus criador, possivelmente a divindade suprema na Arábia pré-islâmica. A palavra tem a mesma raiz de “El”, um dos termos que designam o Deus único na Bíblia e que forma o sufixo de numerosos nomes próprios de origem hebraica ou aramaica. 


É verdade que no Alcorão o nome de Alá tem 100 adjetivos?
Alá é identificado por 100 adjetivos, mas apenas 99 deles são revelados. Alguns adjetivos, como pacificador, misericordioso e clemente, aparecem bastante. Entretanto, os adjetivos amor e graça não figuram e são impronunciáveis. 


O Alcorão tem estrutura parecida com a da Bíblia?
Apenas no que diz respeito à organização em capítulos e versículos. O Alcorão está organizado em 114 capítulos, denominados Suras. Cada uma é dividida em livros, seções, partes e versículos. Considera-se que 92 capítulos foram revelados ao profeta Maomé em Meca e 22 em Medina. Os capítulos estão dispostos de acordo com o seu tamanho e não de acordo com a ordem cronológica da revelação. A Sura maior é a segunda, com 286 versículos; as suras menores possuem apenas três versículos. 

Os capítulos são tradicionalmente identificados pelos nomes do que pelos números. Estes receberam nomes de palavras distintivas ou de palavras que surgem no início do texto, como por exemplo: “A Vaca”, “A Abelha”, “O Figo” ou “A Aurora”. Contudo, não se deve pensar que o conteúdo da Sura esteja, de alguma forma, relacionado com o título do capítulo. A Sura “A Vaca”, por exemplo, conta a história de judeus que foram transformados em macacos – por isso os muçulmanos frequentemente chamam os israelenses de “macacos”.

Como o Alcorão foi fechado?
Em seus retiros, à medida que o profeta recebia as revelações ele solicitava a jovens letrados, que integravam a sua comitiva, que transcrevessem os textos. Após a morte de Maomé, em 632 d.C, dois califas da Arábia, Abu Bakr e Omar, reuniram outros estudiosos para acrescentarem e transcreverem o livro de Maomé. Além disso, o livro sagrado dos muçulmanos recebeu forte influência cristã e judaica na formação de seus textos, em função do contato que Maomé teve, durante sua vida, com pessoas próximas que professavam essas religiões.

Qual a diferença entre Alcorão e Sharia?
Todos os ensinamentos contidos no Alcorão têm força de lei, mas não são a Lei. Um país islâmico adota a sharia, é o código de leis islâmicas, para regular todos os aspectos da vida de seus adeptos. Seus códigos passam a ser, portanto, a “Constituição” daquele país. O termo significa “caminho” ou “rota para a fonte de água”, e regula, por exemplo, política, economia, bancos, negócios, contratos, família, sexualidade, higiene etc.

Existe alguma hierarquia entre os líderes islâmicos?
No mundo islâmico existem vários termos para se identificar as lideranças políticas e religiosas:

Aiatolá, termo que, em árabe, significa “manifestação de Deus”, surgiu no Irã, no século 19. Ele é o “representante” de Alá na Terra e está apenas abaixo de Maomé. Atualmente existem dois: um no Iraque (da etnia sunita) e outro no Irã (da etnia xiita). Eles são os únicos autorizados e interpretar o Alcorão.

Califa, que no árabe quer dizer “sucessor”, designa o líder político e religioso de um Estado árabe.

Emir é um título dado a lideranças militares, governadores ou autoridades. Surgiu da palavra árabe amir, que significa comandante ou príncipe.

Imã é um título que varia de acordo com as regiões e seitas islâmicas. Geralmente, o imã é a pessoa que coordena a oração na mesquita. Os sunitas chamam de imã um califa ou um teólogo islâmico. Já os sunitas dão o título a um homem sábio que tem a tarefa de orientar os muçulmanos nas questões religiosas.

Mulá e Ulemá são as pessoas que estudaram o islamismo e viraram autoridade no assunto: professores, teólogos e advogados. O termo mulá provém do árabe e significa “senhor ou chefe”, e é usado no Irã pelos xiitas. Ulemá, “os que possuem conhecimento”, são da linha sunita.

Sultão é um título dado a qualquer um que tenha autoridade política.

Paxá é uma expressão que surgiu no século 13 para nomear os parentes do sultão.

Extraído do site da Junta de Missões Mundiais
www.elestambemprecisam.org.br/destaque/163/tirando_duvidas_sobre_o_islamismo#topo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...