Dia de oração nos EUA tem vitória judicial e acontece dia 5 de maio.

Uma apelação judicial movida pelo presidente Barack Obama e seu secretário de imprensa, Robert Gibbs, derrubou decisão anterior que impedia a proclamação oficial do Dia Nacional de Oração nos Estados Unidos. A decisão pela constitucionalidade da Lei federal que institui a mobilização de fé foi considerada uma vitória por líderes evangélicos norte-americanos e foi confirmada nesta quarta-feira, 14, por um colegiado de três juízes. 
A data anual para incentivar oração individual e em grupo, sempre na primeira quinta-feira de maio (este ano, no dia 5), foi oficializada por uma lei federal e, desde 1952, tem sido reconhecida pelos presidentes norte-americanos, começando com Harry Truman. Recentemente a lei foi questionada (e derrubada em primeira instância) pela organização Freedom From Religion Foundation (algo como Fundação para Ficar Livre da Religião) e outras entidades.

O tema do Dia Nacional de Oração deste ano, o 60 da série, será "Castelo Forte é Nosso Deus", baseado no Salmo 91:2: “Direi do Senhor, Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, meu Deus, em quem confio.” Para saber mais sobre o Dia Nacional de Oração 2011, visite o site dos organizadores.

Leia, no anexo desta matéria, logo abaixo, a íntegra (em inglês) da decisão judicial que reverteu a sentença anterior, da juíza Barbara Crabb.

Também veja a petição que evangélicos norte-americanos estão mobilizando para que o presidente Barack Obama realize uma cerimônia pública de orações na Casa Branca este ano. O mesmo pedido foi rejeitado pelo presidente norte-americano nos últimos dois anos. Evangélicos reclamam que Obama teria, neste período, aceitado convite para manifestação de apoio ao dia de oração dos muçulmanos. 

Os motivos do presidente, seja politicamente, ou por questões de segurança nacional, não são difíceis de entender, com base no histórico de atentados terroristas nos Estados Unidos e no mundo nos últimos anos.


Por  Lenildo Medeiros

Fonte: Agência Soma - http://www.agenciasoma.org.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...