Campanha de trânsito da ONU 'pinta' Cristo Redentor de amarelo

O Brasil aderiu à campanha da ONU (Organização das Nações Unidas) para reduzir pela metade, até 2020, o número de vítimas de acidentes de trânsito. A campanha foi lançada mundialmente hoje. No Brasil, o Cristo Redentor foi iluminado de amarelo, cor de algumas placas do trânsito.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o trânsito mata, por ano, 1,3 milhão de pessoas e deixa cerca de 50 milhões de feridos em todo o mundo. 


"É exatamente para celebrar este lançamento mundial que o Cristo Redentor, a Torre Eiffel em Paris, a Muralha da China, a Times Square em Nova York e outros pontos do mundo vão ficar iluminados de amarelo", explicou o consultor da OMS no Brasil para a área de traumato-ortopedia, Marcos Musafir. 

Em setembro, o governo anunciará um pacote de medidas para tentar atingir a meta proposta pela OMS. O Brasil é o quinto país no ranking mundial de acidentes de trânsito, atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 145,9 mil pessoas, vítimas de acidentes de trânsito, foram internadas no ano passado e tiveram tratamento coberto pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Um custo de cerca de R$ 187 milhões. Dos acidentados, 78,3% eram homens e a maioria das pessoas internadas no período tinha entre 15 e 59 anos. A região Sudeste concentrou quase metade dessas internações (44,9%). 

As estatísticas revelaram ainda que, para cada grupo de 100 mil brasileiros, 76,5 foram internados em 2010 em decorrência de acidentes de trânsito. As maiores taxas estão entre motociclistas: 36,4 vítimas para cada 100 mil habitantes.

Repostagem: www1.folha.uol.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...