Ensine seu filho ser homem

Vivemos numa sociedade onde os valores não são mais absolutos. Influenciado pela pós-modernidade, alguns valores se tornaram relativos.

Isso tem uma implicação na sexualidade humana. Nos dias de hoje, ser homem ou mulher já não é mais uma questão de genética “XY” ou “XX”. Os meninos e as meninas nas escolas estão sendo ensinados que tudo é uma questão de opção sexual.
Se até a década de 70 esses valores eram absolutos, hoje já não são. Muitos livros didáticos já tratam, sem nenhum pudor, esses conceitos. O mesmo acontece através dos meios de comunicações.

A igreja e a família devem estar atentas aos movimentos liberais que tentam influenciar a orientação dada às crianças.

Para tanto alguns caminhos precisam ser trilhados pelos pais e líderes religiosos para que tenham sucesso na educação sexual das crianças e adolescentes.

O primeiro deles é não se deixar ser influenciado pelo movimento liberal que tenta, por todos os meios, fazer com que se aceite que a homossexualidade seja algo aceitável e até incentivada quando um adolescente, por exemplo, tem tendências homossexuais. Firmar posição contra a prática homossexual vai custar caro, mas se queremos, antes de tudo, agradar a Deus, não haverá outro caminho.

O segundo caminho é estar atento ao crescimento do filho ou filha e procurar enxergar comportamentos que tendem ao homossexualismo. Meninos andam diferentemente de meninas. Meninos falam diferentemente de meninas. Meninos sentam de maneira diferente de meninas. Se os pais notarem algo diferente no comportamento, na fala e no jeito de andar, deve, sem humilhar e de maneira amorosa e corajosa ensinar como meninos andam, falam e se comportam.

Deve também estar atento ao universo que os filhos estão sendo criados. Meninos de hoje, na sua grande maioria, estão sendo criados num mundo de mulheres. É só olhar para escolas, igrejas e para as próprias famílias.

É raro encontrar uma escola, especialmente na educação infantil, a presença masculina no quadro de professores. O mesmo acontece nas igrejas. Quem trabalha no departamento infantil geralmente são mulheres. Nas famílias, filhos estão sendo criados pelas babás, avó, tias. Meninos precisam ter contato com homens que lhes sirvam de referencias positivas de masculinidade. Os meninos precisam de homens para ajudá-los a estabelecer sua masculinidade de modo apropriado.

Diálogo também é importante. Pais e líderes religiosos precisam conversar com crianças e adolescentes sobre temas ligados à sexualidade, mostrando-lhe que Deus criou macho e fêmea, homem e mulher. Precisa-se inculcar na mente e no coração das crianças e adolescentes a preciosidade de ser de homem ou mulher, porque assim Deus desejou.


Por Gilson Bifano

Artigo: http://www.clickfamilia.org.br/default.aspx?pagecode=755
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...