Veneno de escorpião poderá ser utilizado como inseticida

Equipe da Universidade de Michigan estudou o Scorpio maurus

Escorpião dourado foi a espécie utilizada nas investigações. Devido ao seu veneno que pode ser mortal, o escorpião tem sido um animal temido. Agora, um grupo de cientistas descobriu que esse mesmo veneno pode desempenhar um papel essencial para a prevenção de pragas nas plantas, substituindo os atuais pesticidas químicos.

O neurobiólogo e toxicólogo Ke Dong, da Universidade de Michigan, dirige a equipa que publica esta semana os resultados dos seus estudos no «Journal of Biological Chemistry»
Segundo a investigação, o veneno do escorpião dourado (Scorpio maurus, espécie utilizada) ataca vários canais e receptores que controlam os sistemas nervosos e musculares das suas presas (insetos). Uma das toxinas que emite o aracnídeo bloqueia o canal de sódio, uma proteína que está nos nervos e nas células musculares, e que é utilizada para o envio rápido de sinais elétricos.


O objetivo deste projeto sobre a toxicidade do escorpião consiste em descobrir por que certas toxinas atuam nos canais de sódio do inseto, mas não nos mamíferos. Querem identificar os aminoácidos que fazem com que os canais de sódio dos insetos sejam mais vulneráveis ao veneno do escorpião dourado.


Esta investigação é importante, pois proporciona informação muito valiosa para ser possível, no futuro, desenhar-se novos inseticidas que possam trabalhar seletivamente. Hoje em dia, já existem inseticidas químicos que atuam nesses canais, mas os insetos acabam por se tornar resistentes.



Fonte: Ciência Hoje - http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=48819&op=all

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...