Inscrições para o SiSu 2011 começam nesta quarta-feira

São oferecidas 26.336 vagas em 48 instituições públicas para o segundo semestre. Saiba como participar da seleção.

Iniciam nesta quarta-feira (15) as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) referente ao segundo semestre de 2011. Nesta edição, serão oferecidas 26.336 vagas em 48 instituições públicas. Interessados têm até o dia 19 de junho, das 6h às 23h59, para se candidatar exclusivamente pela Internet. As inscrições são gratuitas.
 
» Confira a distribuição das vagas para o Sisu do segundo semestre de 2011
» Todas as notícias do Sisu 2011
» 14 estratégias para se dar bem no Enem 2011
» Todas as notícias do Enem 2011
» Universia Livros: Mais de 200 livros para baixar grátis

 
Há opções de ingresso em 19 universidades federais, 23 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica e quatro universidades estaduais. O número de vagas é 59% maior do que o oferecido no mesmo período do ano passado, que ofereceu 16 mil vagas em 35 instituições públicas. (Confira a distribuição das vagas para o Sisu do segundo semestre de 2011)
 
Para participar do programa é obrigatório ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010. A nota no exame é a base para a seleção dos estudantes. Algumas instituições, no entanto, adotam notas mínimas para a participação. No ato da inscrição, os candidatos devem escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas. É preciso definir ainda se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas.
 
Com base em seu desempenho no ENEM 2010, o estudante poderá conferir em qual curso há mais chances de aprovação. Nesta edição, assim como nas anteriores, estarão disponíveis para consulta as maiores notas, as notas de corte e a relação candidato/vaga baseada nas inscrições realizadas no dia anterior. As opções de curso poderão ser alteradas quantas vezes o candidato julgar conveniente, durante o período de inscrição.
 
Nos casos em que dois candidatos tenham obtido o mesmo desempenho no exame e concorram à mesma vaga, serão considerados os rendimentos na redação. Se o empate persistir, as notas nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias serão usadas como segundo critério de desempate. Na sequência, serão considerados os desempenhos nas provas de Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
 
O resultado da primeira chamada está previsto para ser divulgado no dia 22 de junho, com matrículas programadas para os dias 27 e 28 do mesmo mês. O candidato selecionado em sua primeira opção não participará da segunda chamada, que será liberada no dia 2 de julho. Entretanto, aqueles que forem aprovados em sua segunda opção terão a oportunidades de continuar na concorrência da vaga que escolheu como primeira opção. As matrículas da segunda chamada deverão ser realizadas de 5 a 7 de julho na instituição em que o candidato for aprovado.
 
Os alunos que não forem contemplados em nenhuma das chamadas poderão ainda participar da lista de espera, desde que manifestem o interesse em permanecer na disputa entre os dias 2 e 7 de julho. A manifestação somente poderá ser efetuada na primeira opção de vaga do candidato.
 

CRONOGRAMA - SiSU 2 º/2011
Etapa única
Inscrições
de 15 a 19 de junho
Resultado 1ª chamada
22 de junho
Matrícula dos candidatos selecionados
de 27 a 28 de junho
Resultado 2 ª chamada
2 de julho
Matrícula dos candidatos selecionados
de 5 a 6 de julho
Declaração de interesse - Lista de Espera
de 2 a 7 de julho
Divulgação da lista de espera
11 de julho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...