Evite a síndrome do olho seco durante o inverno

Dor, vermelhidão e sensação de areia nos olhos representam um alerta: os olhos não estão bem. Síndrome do olho seco, problema composto por todos esses sintomas, é um termo usado para descrever um grupo de diferentes doenças e condições que resultam da umidade e lubrificação inadequada do olho. É causada, geralmente, pela má qualidade da película que lubrifica os olhos. A ocorrência dessa síndrome pode ser acirrada nos dias de inverno graças à maior exposição aos raios ultravioleta e falta de outros cuidados com a lubrificação dos tecidos que compõem a visão.

Parte dos olhos, como córnea, cristalino e retina podem sofrer lesões sérias com os efeitos prejudiciais dos raios ultravioletas e a exposição às intempéries. Durante o inverno, vários fatores exigem mais dos nossos olhos, como baixas temperaturas, vento frio e seco. O corpo todo se ressente e precisa de mais energia para manter a temperatura interna equilibrada e pele e olhos são os que mais ressecam. Nesse contexto, precisamos fortalecer a hidratação do nosso organismo, especialmente dos olhos, já que estão mais vulneráveis a doenças como conjuntivite e, principalmente, o olho seco.

Muitas variáveis podem afetar a qualidade e a quantidade da hidratação dos olhos, que geram graves problemas na saúde da visão. A quantidade de lágrimas também pode variar quando a pessoa está em repouso ou sob stress.

Principais causas

Os óculos de sol sem proteção UV ou de má qualidade devem ser descartados, pois as lentes de vidro ou de acrílico colorido causam a dilatação da pupila da pessoa exposta ao sol, fazendo com que uma quantidade ainda maior de raios prejudiciais alcance a retina.

Para as crianças, o cuidado deve ser redobrado: jamais devem ser incentivados o uso de óculos de brinquedo ou aqueles comprados em barracas de camelô. No inverno, o clima seco aliado ao sol e a poluição, aos sistemas de calefação ou ar-condicionado, além da exposição ao monitor de computador pode intensificar a incidência de olho seco.

Sintomas

Esse distúrbio é um dos primeiros sinais que os olhos dão quando há algo a ser monitorado. A médica recomenda muita atenção à sensação de areia nos olhos, ardor, queimação, irritação, olhos vermelhos, fotofobia, visão borrada que melhora ao piscar, lacrimejamento excessivo ou embaçamento.

Esses sintomas, geralmente, se agravam ao final do dia, em condições de baixa umidade causada pelo inverno. Ao sentir alguns deles, é importante procurar um oftalmologista.

Prevenção

Especialmente no inverno, as pessoas devem evitar ambientes empoeirados e com ar-condicionado nos dias mais frios. Aumentar a umidade do quarto durante a noite, e maiores cuidados com a higiene das mãos e dos olhos também ajuda a evitar o problema. Todos podem desenvolver essa síndrome, que pode ser evitada sem alterações muito severas nos hábitos de vida. Em caso de persistência dos sintomas, é necessário procurar um oftalmologista. Ele fará o diagnóstico preciso e indicará maneiras para contornar o problema da melhor maneira possível.


Fonte: http://www.divirta-se.uai.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...