O vício das novelas

Numa enquete que fizemos em nosso site Clickfamilia, perguntamos “há na sua família alguém que tenha o hábito de ver novelas?”. 75% das pessoas que acessaram a enquetem responderam “sim” e 25% responderam “não”. Isto quer dizer que, para cada 100 famílias, 75 delas, em alguma parte do dia alguém está vendo uma nova. Considerando que o site é visitado, em sua maioria, por pessoas que pertencem a famílias cristãs, o resultado é de preocupar.

O Brasil é um dos maiores produtores de novelas, tendo a Rede Globo já produzido mais de 250 novelas em toda a sua história.


Sabendo que novela atrai a audiência que atrai anunciantes, a maior emissora de televisão brasileira, durante um dia, transmite seis novelas diferentes.

Pensei e alistei três razões (existem tantas outras) para se manter longe de novelas.

Novelas são escritas por pessoas sem compromissos com os princípios cristãos
Recentemente, na revista Veja Rio, o autor da novela que estreou recentemente, afirmou que casamento deveria durar, no máximo, seis meses. O que esperar dos seus personagens na novela que estreou recentemente?

Há uns dois anos, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), publicou um estudo que sugere uma ligação entre as novelas da Globo com o aumento de divórcios no Brasil.

Novelas roubam o tempo que poderia ser canalizado para algo mais saudável

Além da sua duração, que dependendo do enredo e da audiência, pode se estender por meses a fio, as novelas roubam tempo diariamente. Tempo este que poderia ser canalizado para a leitura de um livro, para a conversa em família e tantas outras coisas úteis.

Novelas tratam com parcialidade temas importantes

Recentemente, na novela Insensato Coração, os autores foram tão parciais na questão da homossexualidade que a própria direção da emissora deu um basta na forma que estavam tratando do tema. Na referida novela, seis ou sete personagens eram gays. Em nenhum momento da história o contra-ponto do homossexualismo foi apresentado de forma equilibrada e racional. O único personagem contrário ao homossexualismo foi apresentado de forma equivocada, violento e preconceituoso com a pessoa do homossexual.

Não poderia haver um personagem que tratasse com respeito o homossexual, mas com argumentos racionais e convincentes contrários ao homossexualismo? Mas nunca espere isto nas novelas.

Novelas tratam com frivolidade temas ligados a sexualidade

Bia Rosenberg em seu livro A TV que seu filho vê (Panda Books) cita a tese de doutorado de Eliane Borge para a Unicamp em 2003. Diz a citação: “Um levantamento contabilizou 1.500 beijos em quase trezentos capítulos de uma novela das 19 horas da Rede Globo (Kubanakan), ou seja, uma média de cinco beijos por episódio. De acordo com a doutoranda , o protagonista da novela foi responsável por novecentos destes beijos, compartilhados com mais de trinta parceiras!”.

Existem inúmeras vertentes para se estudar o impacto das novelas na formação da opinião pública. Acima alistei três apenas que já, por si mesmas, poderiam servir de argumento para se afastar desta praga que tomou conta da televisão brasileira e que, infelizmente, é exportada para inúmeros países.

Adquira em nossa loja virtual o livro A FAMÍLIA QUE VOCÊ SEMPRE QUIS

Fonte: www.clickfamilia.org.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...