Férias em família – Por que são importantes?

Chega o período das férias escolares e muitos pais ficam sem saber o que fazer com seus filhos. Mantê-los por muito tempo dentro de casa pode ser um convite nada sugestivo para que fiquem grudados na televisão, na internet ou no videogame. O que fazer com eles então?

Para aproveitar esse momento e fugir do estresse que ronda as famílias, nada melhor do que programar um bom passeio para sair da rotina. Pode ser uma viagem; uma visita a um parente, amigo ou familiar; um dia de lazer num parque ou clube; um banho de mar; uma ida ao zoológico, museu ou circo; uma peça de teatro; um passeio pelo shopping, com direito a assistir a um bom filme, acompanhado de pipoca e guaraná; etc. 


É lógico que todas essas atividades devem ser bem planejadas e precisam estar dentro do orçamento familiar, mas acredite que é um investimento que vale a pena fazer. 

Em dias tão ocupados e em uma sociedade cada vez mais envolvida e obcecada pelo ativismo, é fundamental que a família deixe as preocupações de lado e usufrua de bons momentos de diversão. Férias em família são importantes por várias razões, mas gostaria de citar apenas três:

1ª) Porque faz bem a família estar unida: O mundo moderno tem dividido a família. As inúmeras rotinas e atividades, os horários variados e a competitividade têm distanciado uns dos outros. Férias em família proporcionam a realização de sonhos, alegria, união de esforços, diálogo e companheirismo. Férias em família faz bem para o casal, faz bem para os filhos, faz bem para todos.

2ª) Porque os bons momentos ficarão guardados para sempre: Quem não se recorda de uma grande aventura vivida na infância ou na adolescência? Não tem preço proporcionar aos filhos um tempo de qualidade, algo agradável e prazeroso. Férias bem planejadas e bem executadas poderão deixar boas marcas não só na lembrança, mas também no caráter.

3ª) Porque a vida em família também é descanso e lazer: Hoje em dia há pessoas levam a vida muito a sério. Parecem que se esqueceram de brincar, de sorrir e de relaxar. Os workaholics (pessoas viciadas em trabalho) se proliferam assustadoramente e adoecem na mesma proporção. Não podemos permitir que esse mal contamine nossos lares. Trabalhar faz bem, estudar também, mas tudo no seu devido tempo.

Boas férias em família,
Pr José Paulo Moura Antunes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...